Zero Lactose

Sustentabilidade

Faz tempo que nós da Rochinha queremos promover uma ação que mostre para o mundo o que temos feito de bom para cuidar do meio ambiente, o que ainda temos vontade de fazer e o que iremos fazer!


Nascida e criada a beira da praia, sempre tivemos uma forte conexão entre nós, da Rochinha, e a natureza como um todo. Sempre fizemos questão de estar perto da praia, que é nossa essência, portanto nada mais natural do que querer preservá-la também.


Para desenvolver a consciência ambiental das nossas operações de franquia, praia e no ambiente interno, apostamos no conceito dos 3 R’s:


REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR. Em todas as operações da Sorvetes Rochinha, desde a produção até as franquias, já estamos implementando ações nessas três frentes.


Reciclar

Atualmente, operamos com o selo “Eu Reciclo” em 22% de toda a cadeia. O selo tem como premissa o conceito da logística reversa, ou seja, reciclamos por compensação ambiental todo o material que produzimos. Remuneramos cooperativas de reciclagem para recolher uma quantia equivalente a 22% de todo o plástico e papel gerado e colocado no mercado pelo Sorvetes Rochinha. O objetivo é que até 2025, nós alcancemos a meta de 100% da compensação do plástico e papel produzido.


Além disso, todo o lixo industrial gerado pelo Sorvetes Rochinha é destinado a reciclagem pela prefeitura de São José dos Campos e quando solicitado é doado para cooperativas locais.


Em todas as franquias da Rochinha onde o município possuí coleta seletiva, temos uma atenção especial à questão, trazendo para o seu descarte reciclável o melhor destino possível. Nós como marca e responsáveis pela atuação do franqueado, mantemos um acompanhamento individual com cada franquia, para que ela possa encontrar o melhor destino para os resíduos sólidos gerados, seja com coleta por meio de destinação a cooperativas ou mesmo por entrega voluntária em pontos de coleta.


Vale a pena citar que em todas as nossas franquias retiramos os canudos e colheres de plástico comum e substituímos por biodegradáveis. Além da opção de compra de canudos reutilizáveis.


Reduzir

Você sabia que apenas 1,2% do plástico descartado no Brasil é reciclado? (Dados da WWF). Por isso uma das maiores ações para combater o problema do excesso de lixo no mundo é evitar descartar, produzir e, portanto, utilizar o plástico.


Pensando nisso, em todos os nossos centros administrativos e de fábrica eliminamos o uso de itens de uso único (single-use plastic), como copinhos e colheres descartáveis de plástico.


Para gerar consciência entre os colaboradores do Sorvetes Rochinha, retiramos o lixo individual e instalamos lixeiras de coleta seletiva únicas. Com isso esperamos que o lixo diário gerado por cada funcionário diminua ao longo do tempo.


Além disso, limitamos os números de impressões por funcionários, para que seja impresso apenas realmente o necessário, reduzindo drasticamente a utilização de papel sulfite nos centros administrativos.


Todos os funcionários dos centros administrativos receberam uma garrafa para encher de d’água durante o dia e com isso reduzimos a compra de água em garrafa de plástico.


Reutilizar

Muitos pensam que apenas RECICLAR já é o suficiente, mas esquecem dos outros 2 R´s: Reduzir e Reutilizar. Por isso, nós da Rochinha estamos implementando a reutilização de papeis impressos em forma de blocos de nota para rascunho, o que evita a compra de cadernos novos e reutiliza papeis que seriam destinados ao lixo reciclado.


A Reutilização é a forma mais eficaz para diminuir o lixo. É aqui que entra a mais nova contribuição da Rochinha para um ambiente mais preservado! Estamos lançando os CANUDOS REUTILIZAVEIS ROCHINHA: canudos duradouros feitos de alumínio reciclável, com uma embalagem que é elaborada com sobra de retalhos da indústria têxtil, evitando que esses retalhos em ótima condições fossem para aterros gerando poluição ambiental.


O canudo Rochinha tem como objetivo ampliar a discussão sobre o meio ambiente e conscientizar as pessoas que frequentam nossas lojas. O canudo foi elaborado de forma sustentável, ele serve para tomar sucos e Milk Shake, evitando que se gere resíduos proveniente do canudo de plástico. Como é reutilizável, o consumidor pode levar para qualquer lugar, eliminando de vez o uso dos canudos de plástico.


O que estamos fazendo é andar no ritmo dos novos tempos! Entendemos que temos muito ainda para aprimorar dentro da empresa e este manifesto nasce com o intuito de trazer a discussão da sustentabilidade dentro e fora da empresa. Sabemos que atualmente não conseguimos implementar todos os pontos que gostaríamos, mas, em nós, existe a vontade para realizar e estamos dispostos a batalhar para reduzir de forma radical o lixo que vem sendo gerado por nossa sociedade e que maltrata o nosso planeta.


Nós da Rochinha iniciamos nossos passos e estamos agindo para cuidar da natureza, e você? Vem com a gente?