Zero Lactose

Sustentabilidade

Ser sustentável é mais que respeitar o meio ambiente, é criar toda uma cadeia consciente e produtiva.


O Rochinha nasceu na praia, rodeado pelo verde da Mata Atlântica e pela população caiçara.

Mesmo crescendo, subindo a serra e chegando na cidade grande, não deixamos de respeitar a importância da natureza e da comunidade.

Porque preservar essas riquezas é lembrar nosso propósito e homenagear nossa própria raiz e história.

Sabores da Mata Atlântica.

A Mata Atlântica é um bioma importantíssimo. E tem preciosidades que precisamos conhecer para preservar.


Resultado de uma parceria do Rochinha com o Instituto AUÁ de empreendedorismo socioambiental, os sorvetes de Cambuci e de Uvaia são mais que sorvetes de massa com geleia da fruta, eles são a prova de que a sustentabilidade é sempre o melhor caminho.


De um lado, as frutas são produzidas por pequenos produtores através do sistema de Agrofloresta, que ajuda a manter sempre viva a biodiversidade da Mata Atlântica.


De outro, o Rochinha segue regras de comércio justo gerando renda a essas famílias e perpetuando negócios que, por sua vez, perpetuam a floresta.


E, do outro lado desse projeto, está você: nosso consumidor que, além de poder experimentar sabores tão únicos, vai ter certeza de que, ao comprar esse produto, estará ajudando a gerar renda para as pessoas que cuidam da Mata Atlântica.


Quer mais sustentabilidade? A gente conta. São tantas iniciativas, que gente vai listar algumas delas para você ver o que estamos fazendo e onde queremos chegar:


  • Reduzir, reutilizar e reciclar. São várias ações da produção às franquias respeitando o princípio dos 3R’s.

  • Selo “Eu reciclo”. A média brasileira de reciclagem de plásticos é de apenas 1,2%. O Rochinha já recicla por compensação 22% de todo papel e plástico utilizado na sua cadeia. A meta é chegar em 100% até 2025.

  • Todo lixo industrial é destinado para a reciclagem pela Prefeitura de São José dos Campos e para cooperativas locais.

  • Toda franquia Rochinha em cidades que possuem coleta seletiva devem seguir normas de melhor destino para os resíduos sólidos gerados.

  • Canudos reutilizáveis: vendemos em nossas lojas para incentivar o uso e ampliar a discussão do tema na sociedade.

  • Plásticos descartáveis biodegradáveis: as colheres e canudos comuns são todos de material que se decompõe facilmente na natureza.

  • Eliminamos itens de uso único no centro administrativo e fábrica.

  • Promovemos a economia de papel no centro administrativo. Seja reduzindo o uso ou reaproveitando papéis utilizados.

O quarto R: repensar. Sustentabilidade não são regras. É um estilo de vida. Que tem tudo a ver com o Rochinha. É mais natural, humano e muito mais gostoso, como tem que ser.